Cursos gratuitos para o setor de Turismo são oferecidos pelo Senac RJ em Petrópolis

TURISMO

As inscrições para cursos gratuitos do setor de Turismo, oferecidos pelo Senac RJ em Petrópolis, estão abertas. Há vagas para Técnico em Guia de Turismo, com carga horária de 800 horas; e para Camareira, com duração de 40 horas. As aulas começam no dia 19 de fevereiro.

Os cursos são oferecidos dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que visa proporcionar educação profissional a pessoas de baixa renda em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Os interessados podem se candidatar pelo link http://psg.rj.senac.br/Ext/ Vagas.aspx.

Para Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, SindTurismo RJ, esta é uma oportunidade para quem busca capacitações na área. “O Senac RJ é referência na oferta de cursos profissionalizantes e em uma cidade como Petrópolis, que tem o Turismo como um dos indutores da economia, é extremamente importante que tenhamos a formação da mão de obra para este setor”, diz.

Diretor Regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro acredita que a vocação do Rio de Janeiro para ser protagonista do Turismo deve ser fomentada. “Estamos trabalhando para isso em todo o estado. A capacitação profissional é ferramenta fundamental para inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Petrópolis é uma cidade tradicionalmente turística e oferecer cursos nesta área sempre é uma das prioridades da instituição”, afirma.

Os candidatos aos cursos de Técnico de Guia de Turismo e Camareira devem atender aos requisitos estabelecidos pelo PSG, como renda familiar de até dois salários-mínimos por pessoa, podendo ser alunos matriculados ou egressos da educação básica, além de trabalhadores empregados e/ou desempregados.

A seleção é feita com base nos primeiros classificados de cada curso que apresentarem documentação completa, atendendo aos critérios estabelecidos pelo curso e pelo PSG. O regulamento detalhado está disponível no portal de inscrição.