Capacitação Segs

SindPetropolis participa de treinamento no Sistema de Excelência em Gestão Sindical promovido pela CNC e FBHA

Crédito: Thaise Macedo
Assessora da CNC, Márcia Alves, treina sindicatos de hotelaria e alimentação fora do lar

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) realiza em parceria com a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) o treinamento dos sindicatos de hotelaria e alimentação de todo o Brasil no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs). O treinamento aconteceu entre os dias 4 a 6 de setembro, em São Paulo. O Segs tem o objetivo de capacitar executivos e gestores dos sindicatos em práticas administrativas, organizacionais e financeiras.

“A Federação trabalha pela defesa e pelo pleno desenvolvimento dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar. Com o Segs buscamos multiplicar os processos de aperfeiçoamento, modernização e qualificação dos setores”, explica o presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio.

Desenvolvido pela CNC, o Segs incentiva a qualificação dos representantes sindicais em benefício dos interesses dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar. A FNHRBS participa desde 2008 o Sistema de Excelência em Gestão Sindical para os sindicatos afiliados.

Nesta edição do programa, a segunda promovida em 2013 em parceria com a FNHRBS, os sindicatos estão aprendendo técnicas de desenvolvimento de projetos e planejamento estratégico de negócios. Além de oferecer treinamento para os sindicatos, o Segs orienta essas instituições para que repassem os fundamentos de administração e finanças aos seus associados: hotéis, pousadas, restaurantes e bares.

O programa inclui palestras, vídeos e estudo de casos, apresenta dinâmica e conteúdo teórico. A metodologia engloba a elaboração de metas, a administração de tempo e de recursos e, ainda, a avaliação de resultados.

“Os treinamentos e a troca de experiências entre os dirigentes dos sindicatos é muito importante para o nosso negócio. Através do Segs, somos capazes de executar os processos de qualificação, com a utilização das mais modernas metodologias de gestão. O programa também estimula o acesso às novas tecnologias, outra ferramenta fundamental para a avaliação de desempenho, afirma a superintendente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Luís (MA), Mary Silva.

Fonte: Ascom FNHRBS