Restrição a caminhões na Serra de Petrópolis começa no dia 8

SETOR

Medida será adotada às sextas, aos sábados e em vésperas de feriado

A partir do dia 8 de fevereiro, caminhões com três eixos ou mais estarão proibidos de subir a Serra de Petrópolis, trecho da BR-040, em horários de grande movimento: a restrição será sempre às sextas-feiras e vésperas de feriado, das 16h às 22h. Aos sábados, a medida valerá das 8h às 14h.

O caminhoneiro que desrespeitar a decisão, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estará sujeito ao pagamento de multa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) usará o monitoramento eletrônico para identificar os veículos pela placa. Os equipamentos já estão instalados em trechos da subida da serra.

Construída há mais de 80 anos, a atual subida da Serra de Petrópolis já não comporta o crescente movimento de veículos de carga. A restrição tem o objetivo de melhorar o fluxo para a Região Serrana e reduzir o risco de acidentes nesse trecho da BR-040, administrado pela Concer.

A proibição, articulada pela Secretaria estadual de Transportes, em parceria com a concessionária, a ANTT e a PRF, valerá para o trecho entre o Km 101, em Duque de Caxias, e o Km 82, próximo ao Pórtico do Quitandinha, em Petrópolis.

Em Caxias, o motorista encontra dois retornos antes do trecho sob restrição: no Km 107, última saída antes da praça de pedágio de Xerém (situada no Km 104), e no Km 101, já no começo da subida da Serra de Petrópolis, antes do ponto inicial da restrição.

Fonte: O Globo