Novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes entra em operação

HÓTEIS

Entrou em vigor no dia 1º de novembro, nas seis cidades-sede da Copa das Confederações FIFA 2013, o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes – SNRHos. A partir da data, os estabelecimentos de hospedagem de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo têm um prazo de 60 dias para se adaptar ao novo sistema. Durante este período, os meios de hospedagem deverão realizar o registro da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) diretamente no sistema on-line do Ministério do Turismo ou efetuar o envio do lote contendo todas as fichas realizadas no intervalo de tempo em que seu sistema não esteja integrado ao do Ministério do Turismo.

Entendendo que o período de adequação ao SNRHos é uma fase sensível, o Ministério do Turismo não vai penalizar os estabelecimentos que não conseguirem encaminhar as FNRHs em virtude de eventuais dificuldades encontradas no processo de integração. A FBHA orienta, porém, que as empresas se adequem ao sistema com a maior antecedência possível. As próximas cidades a adotar o sistema são as demais cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, a partir de 1º de março de 2013; e os demais municípios do país, a partir de 1º de março.

As informações sobre como utilizar o sistema e download de manuais para utilização estão no site www.hospedagem.turismo.gov.br. Para eventuais dúvidas sobre o SNRHos, estão disponíveis o telefone 0800-6068484 e o e-mail atendimento.cgst@turismo.gov.br.