Classificação hoteleira no Rio ampliada

Em audiência com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, propôs a extensão do prazo de validade do Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem (SBClass) dos hotéis cariocas para até o fim de 2013. Sugestão imediatamente acatada pelo Ministério. Com o prazo regular do SBClass sendo de três anos, os estabelecimentos que concluíssem o processo no início de 2013 teriam que se mobilizar para renovar a sua classificação meses antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“A ampliação do prazo será um estímulo para os hoteleiros aderirem ao sistema”, afirmou Alexandre Sampaio. Para o ministro, é importante mobilizar os empresários e garantir maior confiabilidade ao setor no país. “Todos ganham. O turista – que terá informações seguras na hora de escolher onde ficar, o ministério, com um setor melhor organizado, e os empreendedores, que terão mais visibilidade”, explicou Gastão Vieira.

Até os Jogos Olímpicos de 2016, pelo menos 117 empreendimentos cariocas terão de passar pelo processo de classificação. Eles firmaram compromisso nos contratos assinados com o Comitê Olímpico Internacional (COI). O sistema, porém, é de adesão voluntária para os demais estabelecimentos do país. Mas aqueles que não se classificarem não poderão usar as estrelas como símbolos de qualidade do empreendimento. Ele divide os meios de hospedagem em sete categorias: resort, hotel, hotel-fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e flat/apart.